Conhece a spirulina ?
A spirulina foi considerada uma alga durante muito tempo, por viver em colónias semelhantes a algas, em lagos e rios, mas actualmente sabe-se que é uma bactéria capaz de fazer fotossíntese, chamada cianobactéria.
Microalga verde-azulada, que cresce em águas mornas e minerais e que contém mais proteínas que qualquer outro alimento natural. A alta concentração de 100 nutrientes essenciais faz da spirulina um alimento tão completo que seríamos capazes de sobreviver apenas com a sua ingestão.
Com forma de espiral (daí o seu nome), ela é consumida há milhares de anos pelos povos astecas e maias, bem como pelos nativos de países africanos e asiáticos, que a reconhecem como fonte nutricional e curativa. Mas foi somente nos últimos 40 anos que se popularizou como suplemento de refeições.
Principais propriedades da spirulina
- Acção saciante útil em regimes de emagrecimento
- Tónico (aumenta a capacidade de exercício)
- Indicada como suplemento para vegetarianos, atletas, crianças, grávidas, idosos ou pessoas em convalescença
- Imunoestimulante
- Anti-alérgico (rinites alérgicas)
- Indicada no tratamento de cataratas e retinopatias, hepatite C e hiperactividade infantil
- Coadjuvante no tratamento de doentes oncológicos e seropositivos
- Ajuda a fortalecer a memória e a capacidade de concentração
- Regenera os tecidos após a actividade física
É rica em vitaminas B1, B2, B3, B6 e B9, necessárias ao equilíbrio do sistema nervoso, vitamina D que, aliada ao cálcio, previne doenças dos ossos, como o raquitismo e a osteoporose, e ainda pró-vitamina A (Betacaroteno), que mantém a visão saudável.
A spirulina contém betacaroteno num teor dezenas de vezes superior ao da cenoura, e 300 vezes mais cálcio do que o leite.
PROTEÍNA — O seu conteúdo em proteína é de 65%, o mais elevado de todos os alimentos naturais ultrapassando a carne e peixe que têm 15 a 25%, a soja com 35%, amendoins com 25% ou ovos com 12%. Uma das grandes vantagens é a sua fácil absorção e assimilação a rondar os 90%, com especial interesse em pessoas com problemas intestinais e de digestão difícil.
GORDURA — Contem apenas 5% de gordura e é baixa em colesterol. Uma colher de sopa a que corresponde aproximadamente 10 gramas da alga têm apenas 36 calorias e 1.3mg de colesterol, ou seja um valor residual.
Por comparação uma gema de ovo tem 80 calorias, 300 mg de colesterol para a mesma quantidade de proteínas.
Ingredientes
- ½ beterraba pequena
- maçã verde 1/2
- rodela de abacaxi 1/2
- 1 colher de café de sumo de limão
- 1 colher de café de sumo de laranja
- 1 colher de café de spirulina
- 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça
- hortelã
- água
Preparação
Descasque a beterraba e o abacaxi. Lave-os em água abundante, assim como a maçã e as folhas de hortelã. Corte tudo em pequenos pedaços e coloque no liquidificador.
Adicione um pouco de água, o sumo de limão e de laranja e a espirulina e triture, de modo a obter um líquido homogéneo.
Por fim, adicione as sementes de linhaça ao preparado líquido obtido e sirva de imediato.
Devemos consumir uma colher de chá uma vez por dia. Adicione este superalimento em pó a batidos, sumos, saladas ou sopas.
Em lojas de produtos naturais, ela pode ser encontrada em forma de cápsulas, pó e comprimidos.
FAQS